Livros e Resenhas

Filmes e Séries

Games

Resenha: Sacanas do Asfalto [Robson Gundim]

by - janeiro 08, 2017


Hoje venho até vocês falar sobre um livro incrível! A obra em questão é Sacanas do Asfalto, que recebi em parceria com o autor Robson Gundim e foi publicada pela Editora Pendragon!




Livro: Sacanas do Asfalto
Autor: Robson  Gundim
Editora: Editora Pendragon
Gênero: Literatura Nacional - Young Adult
Páginas: 274

Sinopse: Com a chegada das férias, três jovens estudantes decidem viajar para se divertirem no melhor festival de rock da ilha de Vera Cruz. Movidos por uma harmonia indestrutível, eles tomam a estrada e chamam a atenção de todos por onde passam. Porém, nem tudo parece ser tão agradável como supunham, sobretudo quando o líder de um grupo de motoqueiros resolve desafiá-los, mexendo com seus medos e feridas, em uma implacável perseguição. Sacanas do Asfalto é um livro recheado de suspense, ação e reviravoltas, em uma homenagem ao renomado escritor e diretor Quentin Tarantino.


Sacanas do Asfalto conta a história de um grupo de amigos, que resolvem se encontrar para festejar e colocar o papo em dia. Eles resolvem ir a um barzinho local, onde viram a noite bebendo, se divertindo, enfim, tudo o que pode se esperar de jovens adultos festejando.

Tinha tudo para ser uma noite incrível, se não fosse pelo simples fatos dele doparem com uma gangue de motoqueiros incrivelmente perigosos, onde o líder, ao ser rejeitado por uma das moças, promete tornar a vida dos jovens um verdadeiro inferno.

Logo após o encontro com o líder da tal gangue, os amigos resolvem ir embora, eles podem ter saídos ilesos desse encontro, mas quem garante se eles não vão voltar para terminar o serviço?

Quando tomam a estrada, a caminho da casa de um dos amigos, os jovens são atacados novamente pela gangue, que garante que o grupo saia muito machucado, com inclusive algumas mortes.Com o carro cheio de vidro, sangue, e para finalizar, cadáveres, os jovens amigos que sobreviveram tem que colocar suas esperanças para se salvar em uma dupla, digamos, bem peculiar.

Dois caras um tanto suspeitos, que prometem ajudá-los a se livrar do enorme problema que se meteram, mas para todo favor, tem uma condição. E é aí que a aventura desses jovens amigos começa. Infelizmente, não do jeito que esperavam.

Como eu disse, podemos pegar os corpos, desmembrá-los, dissecá-los e queimá-los pelo resto da noite.

Resultado de imagem para sacanas do asfalto
Na imagem: Arthur, Rob e Stefani

Quando comecei a ler o livro, me apaixonei já de cara pelos 3 personagens que são apresentados logo no início (Rob, Stefani e Arthur). Os 3 amigos cheios de personalidade própria me encantaram, principalmente pelos seus gostos pela escrita, cinema e música.

Essa obra prima de Robson Gundim está repleta de referências, principalmente a Tarantino, um grande diretor de cinema. Mas as citações não param por aí, é possível perceber alguns nomes aqui e lá, como a maravilhosa referência a Drácula, em uma das conversas entre os personagens.

Saí totalmente da minha área de conforto com essa leitura. Não estou acostumada a ler algo tão realista e ao mesmo tempo com tanta ação. A cada dia me apaixono mais pela literatura nacional.

A gente se livra de dois corpos, e de repente surgem mais três. Essa casa virou um antro de cadáveres.

Mas Sacanas do Asfalto não me surpreende apenas pela incrível forma como é escrito. As ilustrações dos personagens presentes na obra, feitas pelo próprio autor, são totalmente maravilhosas.

Ainda estou sem palavras com esse livro. É como se sentir dentro de um filme, onde você não sabe o que vai acontecer em seguida, e se surpreende ao perceber que ele pode te tirar o fôlego cada vez mais. Fiquei de boca aberta e totalmente chocada em algumas cenas, Robson conseguiu trazer a essência de Quentin Tarantino* para sua obra, e isso é uma tremenda homenagem!

* Quentin Jerome Tarantino é um premiado diretor, roteirista, produtor de cinema e ocasionalmente ator dos Estados Unidos.

Conheci a Editora PenDragon a pouco tempo, e virei muito fã dos seus livros. Como se já não bastasse o livro ser escrito e ilustrado lindamente, a capa e a diagramação estão incríveis! Cheias de detalhes totalmente bem trabalhados. Perceberam alguma referência nessa capa?

Capa de Sacanas do Asfalto / Capa americana de Death Proof, de Quentin Tarantino
 (Fonte: Blog do Robson Gundim)

Gostei muito da leitura, do modo como esse autor escreve. Que venham mais livros dele em 2017. Pois eu já quero ler mais e mais!



Você também pode gostar:

2 Comentários

  1. Contente pelo apoio e por ter mergulhado na aventura do livro! Agradeço de coração pela parceria e espero que outros títulos de minha autoria possam agradá-la! Abraços! (Robson)

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!