Livros e Resenhas

Filmes e Séries

Games

Resenha | Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro [Ana Mariano de Carvalho]

by - agosto 17, 2018


Hey pensadores! Hoje venho até vocês para falar do livro Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro, da autora Ana Mariano de Carvalho, que me foi enviado pela Editora Hyria, parceira aqui do blog.

Foto Autoral

Livro: Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro
Autora: Ana Mariano de Carvalho
Editora: Hyria
Gênero: Romance Histórico
Páginas: 224
Sinopse: Bento é um rapaz sonhador de 21 anos e que mora em uma cidade pobre do interior de Portugal, a Galafura de 1930. O jovem trabalhador que sempre ajudou o pai na fazenda foi trabalhar no inverno em uma vindima em outra cidade para ajudar na renda. Lá conheceu o amigo Maurício, com quem dividiu sonhos e suor. Por lá, também conheceu Amélia, uma moça de mesma idade, loira e com um vestido branco que o encantou. Apaixonou-se no mesmo momento que viu seus olhos cor de amêndoa, porém, foram apenas cinco minutos perto um do outro. Convencido pelo amigo, os dois decidiram partir para o Brasil, terra de oportunidades, para enriquecerem e darem boa vida as famílias. O caminho foi longo e cheio de aventuras, os dois amigos chegaram à terra nova com ambição e determinação e enfrentaram grandes desafios. Contudo, a jovem Amélia, da Vindima Nossa Senhora do Rosário, reapareceu para agitar a vida de Bento e colocar a amizade com Maurício à prova.​

Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro conta a história de Bento, um jovem rapaz português que vive uma vida normal trabalhando nas vindimas, ou seja,em colheitas de uva, porém, em um dia especial, ele conhece Maurício, por quem cria grandes laços de amizade, e também conhece Amélia, uma linda jovem pela qual ele se apaixona profundamente.

Com o espírito cheio de aventura e com uma personalidade sonhadora, Bento acaba embarcando para o Brasil junto de seu amigo Maurício, onde buscam uma vida melhor. Porém, quando Amélia volta a aparecer, tudo na vida dos dois amigos muda, transformando novamente o cotidiano dos dois.

Foto Autoral
Fazia um tempo que eu não lia um romance de época, e acho que ainda não estava nessa vibe novamente, já que quando comecei a leitura, foi muito difícil para mim adentrar nessa realidade trazida pela autora. Porém, logo me vi devorando a obra toda de uma vez.

“Ou amor é um sentir que nunca passa algo que entrou e só sairá com muita desilusão, [...] é um sentimento que nasce com o individuo e só será completo com outro igual.”

Por ser um livro com uma grande presença de história, mesclando elementos ficcionais e não-ficcionais, para quem não conhece nada sobre fatos históricos pode acabar se tornando uma leitura talvez um pouco confusa, mas não acho que isso em si atrapalhe o romance, já que a narrativa é bem focada nos personagens e em suas próprias evoluções.

Foto Autoral
Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro trás um romance arrebatador mesclado com um ambiente um tanto quanto real. É muito difícil não se apaixonar pelos personagens, já que cada um é muito bem trabalhado e possui suas personalidades próprias.

A edição da Editora está muito bonita e bem feita, dou ênfase novamente em sua diagramação, que assim como em "Não é apenas um conto de Fadas" (para ler a resenha clique aqui), é possível ver o carinho e o destaque que a equipe deu para cada página da obra.

"Imaginem, o calor é tanto que quando vi que estava a chover com muita força, pus-me no meio da rua e deixei a chuva cair sobre mim, foi um prazer enorme, senti-me abençoado por Deus, todo encharcado vestido de branco e, ao mesmo tempo, tão lavado e único, um prazer enorme ao sentir que não sou criticado aqui, todos veem os outros e o mundo com mais respeito e liberdade."

Imagino que teria gostado muito mais da leitura se eu estivesse mais animada, mesmo assim, gostei do que li, e recomendo muito, principalmente para aqueles que são apaixonados por um bom romance e, principalmente, por uma leitura cheia de história.





Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!