Livros e Resenhas

Filmes e Séries

Games

Modelo de Redação para tirar mais de 800 no ENEM!

by - junho 21, 2019

Hey pensadores! Hoje o post é diferente, pois falarei um pouco sobre o ENEM. Ano passado (2018), eu estudei bastante para essa prova, principalmente para a redação, que costuma assustar bastante as pessoas.

Por conta disso, resolvi ajudar um pouco você, que está focado em tirar boas notas nesse exame e conquistar a sua tão sonhada  vaga na faculdade. Dessa forma, vou compartilhar aqui a minha redação, que tirei um lindíssimo 860 (detalhe, sabe a proposta de intervenção? Eu tirei nota máxima nela).

Então galerinha, sem mais enrolações. Vamos lá!

Fonte da Imagem: Unsplash
TEMA: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet

No livro “Interferências”, a autora Connie Willis retrata uma sociedade dependente da tecnologia para tudo, inclusive para seus relacionamentos interpessoais. Essa é uma realidade presente também fora da literatura, principalmente no Brasil, onde a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet vem se tornando um problema cada vez mais em evidência. Tendo isso em vista, torna-se necessário analisar os motivos e as consequências de tal postura imprudente adquirida pela nossa sociedade.

A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer país. Estando na nona posição no ranking mundial de economia, é racional imaginar que o ensino no Brasil seja de qualidade, porém, isso não ocorre, o que é refletido na manipulação tecnológica no qual o indivíduo se estabelece. De acordo com o IBGE, aproximadamente seis a cada dez usuários de internet são pessoas com idade a partir de dez anos, o que mostra que a dependência e a confiabilidade de dados pode começar desde cedo, algo inadmissível e que não pode continuar acontecendo.

Faz-se mister, ainda, salientar a grande globalização presente dentro do nosso convívio social. Segundo Rousseau, filósofo suíço, a natureza faz o homem bom, mas a sociedade o corrompe. Diante de tal contexto, é possível pensar que uma grande parcela da população se torna influenciável devido ao meio globalizado no qual ela está inserida, o que contribui para que esta confie em meros algoritmos, que a seu ver, são informações concretas e verdadeiras.

Portanto, fica evidente que a manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados da internet é um problema que precisa ser combatido. Cabe ao Ministério da Educação criar campanhas publicitárias e palestras, por meio das escolas, que estimulem a busca por atividades além da tecnologia, como a leitura de livros, por exemplo. Dessa forma, o indivíduo poderá crescer não dependendo de forma única da internet, tornando-se assim, um ser humano consciente do mundo real e virtual que o cerca para, finalmente, poder ultrapassar antigos paradigmas.

LEGENDA

🎔 Texto se inicia com uma analogia a algum livro, filme, ou acontecimento. É importante mostrar para o corretor que temos conhecimentos em outras áreas.

🎔 Logo após citar algo de fora, relacionamos isso com o tema da redação.


🎔 Esse dado eu realmente tive que decorar. É legal utilizar isso, já que a educação sempre vai ser um bom argumento, ela serve basicamente para todos os temas.


🎔 Esse dado foi retirado dos próprios textos motivadores do ENEM. É super recomendável utilizar um dado dos gráficos que eles deixam lá.


🎔 Memorize uma citação de algum pensador que sirva para qualquer tema. Nesse caso, citei a frase de Rousseau, já que é possível relacioná-la com muitos assuntos.


🎔 Sempre cite que o tema é um problema que precisa ser combatido.


🎔 Cite algum órgão para resolver o problema. Nesse caso, citei o MEC.


🎔 Finalize dizendo o benefício da sua proposta de intervenção.


Bom gente, por hoje foi isso! Espero que tenham gostado e que te alguma forma o post tenha ajudado vocês.

Beijinhos, Ana ❣

Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!