Livros e Resenhas

Filmes e Séries

Games

Resenha | O Jardim Secreto [Frances Hodgson Burnett]

by - junho 18, 2019

Hey pensadores! Hoje venho até vocês para falar um pouco sobre a lindeza que é o livro "O Jardim Secreto", escrito por Frances Hodgson Burnett, e publicado pela Editora Ciranda Cultural.

Foto Autoral
Livro: O Jardim Secreto
Autora: Frances Hodgson Burnett
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 286

Sinopse: Após ficar órfã, Mary Lennox se muda da Índia e vai morar com seu tio viúvo em uma casa cheia de segredos na Inglaterra. A mansão tem quase cem quartos e seu tio se mantém trancado lá. Durante a noite, ela ouve o som de choro em um dos longos corredores. Os jardins que cercam a grande propriedade despertam a curiosidade de Mary. Ao decidir explorá-los. A órfã descobre um jardim secreto, cercado por muros e trancado com uma chave perdida. Com a ajuda de dois companheiros inesperados, Mary descobre um caminho e se torna determinada a trazer o jardim de volta à vida.

Compre em: Amazon | Americanas | Submarino
Em O Jardim Secreto, conhecemos Mary Lennox, uma menina indiana amargurada e mimada que tem sua vida completamente transformada quando seus pais morrem, e ela é obrigada a ir morar com seu tio na Inglaterra. Lá, sem nada para fazer, a garotinha começa a conhecer os criados da grande mansão, assim como os jardins espalhados pela construção, em especial um deles, que parece ter sido abandonado e esquecido por todos.

Com essa nova aventura sendo criada em sua mente infantil, Mary resolve dar vida a esse jardim secreto. O que ela não esperava, é que essa pequena atitude transformaria completamente sua personalidade, trazendo cada vez mais vida para si mesma, e para todos a sua volta.

"Havia algo de misterioso no ar naquela manhã. Nada estava sendo feito da forma habitual e alguns dos criados nativos pareciam não ter vindo trabalhar, e aqueles que Mary via se retiravam de maneira esquiva, ou se apressavam e tinham uma fisionomia pálida e assustada."
Foto Autoral
Quando vi esse livro na livraria, a primeira coisa que me chamou a atenção foi, com toda a certeza, a belíssima edição e diagramação da obra. Muitas pessoas que conheço assistiram a adaptação de O Jardim Secreto na Sessão da Tarde, porém, eu nunca havia assistido, e muito menos sabia do que se tratava a história. Por conta disso, acabei comprando o livro, tanto pela curiosidade quanto pela beleza dele.

"Ela estava furiosa, sentindo-se tão impotente diante do olhar fixo da garota, que subitamente se sentiu muito sozinha e longe de tudo o que entendia e de todos que a compreendiam, que se atirou nos travesseiros e rompeu em soluços ardentes. Soluçava de forma tão descontrolada que a bondosa Martha de Yorkshire ficou um pouco assustada, mas sentiu pena da menina."

Assim que iniciei a leitura da trama, me apaixonei por completo. A ambientação da casa onde Mary vai morar, na Inglaterra, bem no meio de um pântano, com cheiro de natureza, flores, e tudo que é verde, foi de encher meus olhinhos e o meu coração. Além disso, a autora traz vários personagens marcantes para a história, como a Martha, uma jovem criada super simpática, que aos poucos vai ajudando a Mary a se tornar uma menina mais amável e menos mimada, assim como seu irmão Dickon, que vem a se tornar um grande amigo da protagonista.
Foto Autoral
Além disso, toda a narrativa tem um espírito extremamente inocente. Acho que esse é um dos motivos para eu amar clássicos infantis. Por toda a história ser contada focada na maior parte do tempo em crianças, tudo fica mais bonito, já que os pequenos tem uma forma mágica de ver o mundo, o que tornou a obra realmente um conto de fadas, mesmo que não haja a presença de nenhum ser mítico.

"Havia uma porta, e Mary a empurrou lentamente para abri-la, e eles passaram juntos por ela, e Mary parou e acenou com a mão num gesto desafiador.
– É este – ela disse. – É um jardim secreto, e eu sou a única pessoa do mundo que quer que ele esteja vivo."

Eu gostei muito da obra. Foi um livro que realmente demorei para terminar de forma proposital, pois não queria me despedir de todos aqueles personagens. Por isso, assim que terminei a leitura, corri para assistir ao filme, que é bastante fiel ao livro (porém, não tão bom quanto). Foi imensamente prazeroso ver tudo que imaginei sendo representado na telinha.

Adaptação cinematográfica de "O Jardim Secreto" | Fonte: Tumblr
O Jardim Secreto é uma história sobre amadurecimento, amor, coragem e, principalmente, sobre como a amizade pode mudar as nossas vidas, bastando deixarmos esses sentimentos bons entrarem em nossos corações. Como a própria Mary diz, são essas coisas boas a verdadeira magia do nosso mundo.



Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!