Livros e Resenhas

Filmes e Séries

Games

Resenha | Abismo do Mal [Gabriel G. Sampaio]

by - janeiro 29, 2020

Hey pensadores! Hoje venho até vocês para conversar sobre o livro "Abismo do Mal", uma antologia organizada por Gabriel G. Sampaio, baseada nas obras de horror cósmico do escritor H.P. Lovecraft, e publicada pela Lura Editorial, parceira aqui do blog.

Foto Autoral

Livro: Abismo do Mal
Organizado por: Gabriel G. Sampaio
Editora: Lura Editorial
Páginas: 264

Sinopse: Monstros do espaço, ameaças interdimensionais e mistérios que desafiam sanidade a do mais valente explorador! Assim costumam ser as histórias do chamado “Horror Cósmico”, um subgênero do Terror que surgiu a partir da literatura de Howard Phillips Lovecraft. Este livro traz um conjunto de histórias inspiradas nos trabalhos do escritor americano. Para além disso, “Abismo do Mal” tem o objetivo de estimular a produção de um novo Horror Cósmico – um Horror Cósmico Nacional, tão insano e contraditório quanto a própria sociedade em que vivemos! Inspirados em elementos da realidade brasileira, os contos unem mitos indígenas, causos do interior, problemas sociais e até lendas infantis. Tudo misturado com muita morte, loucura e, claro, tentáculos abissais!

Compre em: Livraria da Lura
Abismo do Mal é uma antologia de contos sombrios e macabros baseados no "Horror cósmico" de H.P. Lovecraft. Passando desde histórias de rituais enigmáticos até mistérios da Floresta Amazônica, o leitor é levado a conhecer relatos surreais e criaturas assustadoras, tudo com uma boa dose de terror pelo escuro e medo do desconhecido.

"O velho soube que algo estava errado quando viu o portão escancarado"


Eu recebi esse livro em parceria com a Lura Editorial. Nunca li nenhuma obra escrita por Lovecraft, porém, tive o prazer de realizar a leitura de "Enquanto eles não vêm", do Robson Gundim, também baseado nesse escritor. Por conta disso, sabia em partes sobre o que esperar de Abismo do mal.

Sempre falo por aqui que é muito difícil  para mim sentir medo ao ler uma obra de terror, mas esses contos - em especial "Úmido" e "O Açude" (gente, que contos foram esses? Quase morri!) - me prenderam de uma forma que me fizeram ter muita aflição e aquele famoso sentimento de uma leitora amedrontada.

"Naquela noite, a cidade faria mais uma vítima"

Algumas outras tramas são mais rápidas e simples, mesclando o livro entre contos mais pesados e alguns um pouco mais leves, o que é bom, pois que a gente não fica sentindo aquela aflição o tempo todo, já que há partes realmente bem fortes no livro.

Foto Autoral
Cada conto é uma surpresa. Uma das coisas mais legais é como os escritores conseguem incluir detalhes e características da nossa cultura e história nacional, fazendo com que tudo fique muito mais interessante, real e assustador.

O ar estava frio e uma gota de suor escorria por minhas costas"

A edição está muito bem feita. Sendo parceira da Lura a dois anos, fico muito feliz em acompanhar o trabalho que eles estão fazendo, e em especial nessa edição, cada página e detalhe foi feito de maneira impecável.

Abismo do Mal é um livro que você terá medo de ler a noite. Pode ter certeza disso.


Você também pode gostar:

1 Comentários

  1. Oi, Ana1

    Fico feliz que tenha gostado do livro, e principalmente por ser sua primeira experiência com o universo Lovecraft. Ele realmente é cativante. =)
    Acredito que seus leitores irão gostar de ler "Abismo do Mal".

    Abraços,
    Daniel Moraes
    Lura Editorial

    ResponderExcluir

Siga me no Instagram!