Livros e Resenhas

Filmes e Séries

Games

Resenha | Desejo e Honra [Tatiane Durães]

by - janeiro 19, 2020

Hey pensadores! Hoje estou aqui para conversar sobre o livro "Desejo e Honra", que recebi da maravilhosa autora Tatiane Durães, parceira aqui do blog! Então, sem mais delongas, bora falar sobre essa obra!

Foto Autoral

Livro: Desejo e Honra
Autora: Tatiane Durães
Editora: Independente
Páginas: 304

Sinopse: Amanda precisa fugir. Os guardas da Força Pública estão em seu encalço e ela não quer perder sua adorada liberdade. Para não ser presa, precisará pedir auxílio a Lurdes, uma antiga amiga de sua falecida mãe, e terá que trabalhar na casa do Conde de Castro. Seus planos parecem simples: fingir ser uma dama doce e inocente, ficar escondida tempo suficiente para que o delegado a esqueça e afanar as joias da casa — sua especialidade — para ir para bem longe dali. Mas a jovem ladra não esperava esbarrar com o segredo de Leon e ser desafiada por mistérios além de sua compreensão, que podem mudar todos seus planos.

Compre em: Amazon
Em "Desejo e Honra", conhecemos Amanda, uma jovem ladra de joias conhecida por ser a melhor em sua profissão, que vê sua vida mudar completamente quando precisa fugir dos guardas da Força Pública. Para não ser presa e enforcada, ela se vê obrigada a se esconder em uma fazenda afastada da cidade, no qual ela começa a trabalhar como uma criada, escondendo sua verdadeira personalidade e seu passado de todos ali presentes.

“Imaginou o trabalho que teria para invadir e roubar um lugar como aquele. Investiria um tempo demasiadamente longo para um local extremamente afastado, mas certamente o cofre valeria a pena.”

O que era para ser um plano simples (ficar escondida por tempo suficiente até conseguir fugir) acaba por se tornar bastante complicado com o passar do tempo, já que, com seu olhar observador, logo Amanda começa a perceber que os moradores daquela fazenda, em especial Leon, o jovem e belo dono da moradia, possuem um segredo sombrio, o que faz a ladra se aprofundar cada vez mais nos acontecimentos esquisitos daquele lugar em busca de respostas.

Foto Autoral
Quando eu peguei esse livro em mãos, fiquei esperando encontrar um romance de época fofo, mas o que encontrei, na realidade, foi uma obra cheia de mistérios e sombras, que se passa em um contexto histórico extremamente pesado, no qual vemos um período pós abolição da escravatura, em que o povo ainda está se acostumando com a nova realidade.

“Amanda chegou a conclusão de que tudo tinha a ver com o segredo de Leon e que todos naquela casa sabiam qual era e compartilhavam dele. Então, ela precisava descobrir qual era.”

Amanda é uma mulher de personalidade forte, muito inteligente e com um espírito livre e bem a frente da sua época. Em contrapartida, temos Leon, um homem lindo, que apesar de estar sofrendo muito, começa a ficar curioso pela garota que chega as suas terras, tão diferente das demais.

Mas, Desejo e Honra não se resume apenas a isso. As tramas secundárias também são muito boas. Tatiane Durães trabalha o preconceito e o racismo, além de pincelar sobre diversos outros pontos que prefiro não falar, por medo de dar spoilers.

Foto Autoral
Se desejam ler esse livro, quero deixar claro que vão encontrar uma história bastante séria, que mescla romance e mistério na medida certa. Gostei muito da Amanda, e também acabei por criar um carinho por diversos personagens (e certo ódio para com alguns outros rs).

“O único homem que teve coragem de se aproximar foi, então, seu parceiro e amante. O mesmo que a traiu naquela manhã.”

A parte gráfica da obra é uma arte por si só. Desde a diagramação, até o capricho com a capa, que foi feita pelo talentoso Marcus Vinícius Pallas, que inclusive já entrevistei aqui no blog, tudo é de belíssima qualidade, fazendo com que a gente queira o tempo todo se aprofundar nos mistérios da Fazenda junto com a Amanda.

Foto Autoral
Em algumas partes da obra, fiquei extremamente impactada com o que li. Apesar da leitura fluir e ser leve, ela possui algumas cenas que fazem a gente sentir uma mistura de sentimentos, que envolvem aflição, medo e curiosidade pelo que acontecerá em seguida.

Já estou louca para ler novas histórias da autora!



Você também pode gostar:

0 Comentários

Siga me no Instagram!